Se você tem uma empresa, certamente precisará de um seguro e ao comprar um seguro encontrará alguns tipos bastante específicos, como os que protegem um bem contra prejuízos ou danos causados por eventos adversos, os que cobrem as responsabilidades civis da sua empresa e os que protegem vocês e os seus colaboradores.

Assim, cada uma dessas áreas pode ser protegida por coberturas adequadas ao porte e ramo de atividade da empresa. De acordo com as exigências e necessidades da sua instituição, as apólices de seguro podem ser personalizadas.

Ter conhecimento sobre os tipos de seguro, as seguradoras e uma análise profunda da documentação é essencial para garantir que sua empresa esteja assegurada e que será assistida quando for necessário. Por isso, não hesite em contratar um serviço de consultoria especializada.

O que considerar ao comprar um seguro para a empresa?

Existem alguns pontos importantes que você deve estar atento e solicitar auxílio ao consultor. São eles:

Documentação

As seguradoras precisam avaliar o risco, por isso, elas exigem o preenchimento de um formulário com informações sobre a empresa, sinistros anteriores e detalhes do risco a ser segurado a fim de propor a cobertura adequada.

A não divulgação completa de todos os fatos relevantes, especificamente solicitados ou não, pode dar à seguradora o direito de considerar a apólice inválida.

Uma vistoria nas instalações também pode ser feita por um inspetor de seguros. Ele poderá apontar alguns fatores considerados perigosos que podem provocar acidentes, além de orientar sobre como minimizar a situação.

Com a documentação aceita, sua empresa recebe a apólice com os detalhes do contrato, incluindo o escopo da cobertura, as exclusões e as condições.

Imposto sobre prêmio de seguro

Essa informação deve estar presente na apólice e a maior parte dos seguros está sujeita a alíquotas de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Nos seguros de vida e congêneres, de acidentes pessoais e do trabalho, são aplicadas taxas menores nas operações e o prêmio calculado pela seguradora incluirá o imposto, quando necessário.

Uma informação importante é que não se pode realizar compensações do imposto pago com o ICMS sobre bens e serviços que são vendidos. Em caso de dúvidas, é essencial pedir orientação a um consultor.

Atente-se que a maioria das empresas que fazem parte de uma categoria específica poderá precisar de produtos de seguro que sejam semelhantes. Por exemplo, se estamos tratando de uma empresa como bar ou restaurante, é preciso que seja contratado um seguro contra riscos de danos relacionados ao fornecimento de alimentos e bebidas para consumo no local. Veja como há especificidades de acordo com a empresa.

Há muitos detalhes ao comprar um seguro para a empresa, por isso, a consultoria é essencial. Entre em contato com a New Action e veja como podemos ajudá-lo.

%d blogueiros gostam disto: