Muitos colaboradores têm a dúvida de quem pode ser dependente no plano de saúde empresarial e você sabe respondê-los? Embora os planos sejam contratados diretamente pela empresa com a finalidade de oferecer aos seus funcionários, pode-se optar por estender o benefício para dependentes, no entanto, isso pode variar muito da operadora e do plano acertado.

Qual o conceito de dependente no plano de saúde empresarial?

 

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) os dependentes devem possuir os seguintes graus de relação com o beneficiário principal:

Parentes de 3º grau consanguíneo

Este é o grau mais distante de parentesco que alguns planos de saúde aceitam. É difícil, mas dependendo dos acordos feitos, é possível que seja estendido para este público. Ele contempla os bisavós e bisnetos.

Parentes de 2º grau consanguíneo

Este parentesco se encaixa nos avós e netos, que poderiam ser incluídos nos planos de saúde empresariais que aceitam este tipo de relação como dependente. Também é um caso difícil, assim como o de 3º grau, mas pode ser acordado junto à operadora.

Parentes de 1º grau consanguíneo

Os parentes de 1º grau são os pais e os filhos que podem ser incluídos como dependentes em grande parte dos planos de saúde. No entanto, a inclusão de filhos é mais comumente utilizada do que a de pais.

Cônjuge e companheiros

O cônjuge é o marido ou a esposa do beneficiário principal, podendo serem casados ou possuírem união estável devidamente registrada. Companheiros em união homoafetiva também podem ser inclusos neste grupo de dependentes.

É importante que, ao contratar um plano de saúde empresarial, você analise bem as condições e o nível de gratidão que seus colaboradores terão em relação à sua empresa. Funcionários satisfeitos, saudáveis e tranquilos em relação ao atendimento a seus familiares trabalham melhor e são gratos à empresa.

Converse com um consultor em saúde suplementar e conheça todas as possibilidades do plano de saúde empresarial com um profissional devidamente capacitado para te orientar nas melhores soluções para sua empresa.