As doenças de inverno, como gripes, resfriados, crises de bronquite, sinusite, entre outras, são causadas devido às baixas temperaturas e, principalmente ao ar mais seco que favorece a propagação de vírus e diminui a qualidade do ar que fica com a poluição mais concentrada.

Nessa época, as empresas também sofrem com o baixo desempenho dos funcionários, além das ausências. Outro problema é que para deixar o ambiente de trabalho mais confortável, as pessoas tendem a deixar as janelas fechadas, o que piora a qualidade do ar no ambiente.

Por isso, escrevemos este post mostrando algumas dicas para deixar o ambiente de trabalho mais saudável e prevenir as doenças de inverno. Confira!

 

5 dicas para prevenir as doenças de inverno!

1. A ventilação do ambiente é importante

Não deixe as portas e janelas fechadas o tempo todo, a circulação de ar é importante para renovar o ar do ambiente e evitar a proliferação de vírus e bactérias.

2. O ambiente deve ser limpo com mais frequência

É importante que o ambiente de trabalho esteja bem limpo, pois com o ar mais seco, ele também fica mais sujo e poluído. Procure sempre passar um pano umedecido com álcool nas mesas de trabalho e em ambientes coletivos, como nos refeitórios.

3. A automedicação não é a melhor escolha

Algumas pessoas demoram a procurar ajuda médica quando ficam doentes, acabam se automedicando com remédios populares e essa não é a melhor escolha. Uma gripe pode virar uma pneumonia ou pode simplesmente perdurar mais tempo do que deveria. Por isso, incentive seus funcionários para que ao primeiro sinal, procure um médico para tomar a medicação correta.

Se possível, assim que um colaborador adoecer, veja com ele a possibilidade de trabalhar em regime “home office”, assim, evita de contaminar outras pessoas no ambiente de trabalho.

4. A hidratação é essencial

Com o ar mais seco e o sistema imunológico fragilizado, a necessidade de tomar água e manter o organismo hidratado é ainda mais importante. Devido ao frio, muitas pessoas deixam de tomar água, por isso, essa prática deve ser incentivada na empresa.

5.  A alimentação deve ser reforçada na Vitamina C

Para prevenir as doenças de inverno, é importante reforçar a Vitamina C no organismo, pois ela é responsável por manter o sistema imunológico fortalecido. Apesar de ser encontrada na farmácia, o aconselhável é que seja consumida naturalmente em alimentos, como laranja, acerola, goiaba, couve, brócolis, entre outros alimentos.

Gostou das nossas dicas para prevenir as doenças de inverno?! Continue navegando em nosso blog e confira outros artigos sobre saúde. Até a próxima!

%d blogueiros gostam disto: