Quantas vezes já sentiu dores na coluna, pescoço, ombros e braços enquanto estava trabalhando frente ao computador? Saiba que isso pode ser resolvido ou minimizado com a ginástica laboral. O trabalho ininterrupto por longas horas pode gerar diversas consequências físicas e psicológicas, por isso, para ter um bom rendimento, é preciso sim estar atento à sua saúde como um todo.

A ginástica laboral não é algo novo, que surge como uma moda e depois desaparece, é uma prática recomendada por médicos, fisioterapeutas e educadores físicos que compõem a Medicina do Trabalho. Saiba mais!

O que é Ginástica Laboral?

Trata-se de uma série de exercícios praticados no local de trabalho, isso mesmo, em pequenos espaços, onde o objetivo é proporcionar boas condições físicas e mentais para a realização de suas tarefas. Por isso, a ginástica laboral é realizada preferencialmente no período da manhã, antes do início de suas tarefas e que faça parte de sua rotina, ou seja, que seja realizada todos os dias.

A ginástica laboral é baseada em técnicas de alongamento, respiração, reeducação postural, controle e percepção corporal e compensação dos músculos.

Quais os benefícios da Ginástica Laboral?

Falamos que essa modalidade proporciona benefícios tanto físicos quanto mentais, mas vamos especificar melhor. Confira!

1. Prevenção de doenças laborais

Você já ouviu falar de doenças laborais? Elas são causadas pelo excesso de trabalho, postura inadequada e repetições constantes dos mesmos movimentos. As principais doenças laborais são Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

A ginástica laboral irá trabalhar no alongamento dos tendões e no fortalecimento muscular, minimizando a ocorrência das doenças laborais.

2. Redução do sedentarismo

Pessoas que trabalham muitas horas frente a um computador nem sempre conseguem tempo ou disposição para frequentar uma academia. Mas alguns minutinhos diários de ginástica laboral já são suficientes para proporcionar uma redução do sedentarismo. Além disso, é possível minimizar o estresse, a depressão e a ansiedade causados pelo excesso de trabalho. Além de outras doenças, como a hipertensão.

3. Melhora o condicionamento físico

Mesmo sendo exercícios simples e de baixa intensidade, já são muito bons para melhorar o condicionamento físico, afinal, são baseados em séries de alongamento do corpo combinadas à respiração e à compensação muscular.

Com a rotina da ginástica laboral, você vai perceber uma melhora contínua da flexibilidade, força, coordenação motora e resistência.

4. Reduz a fadiga

Quanto mais sedentários estamos, maior é a sensação de fadiga. Por isso, é importante que haja uma rotina. Quando estiver mais condicionado, experimente realizar um período menor de exercícios também no meio do expediente. Poucos minutos já serão suficientes para te dar uma nova disposição para realizar as suas tarefas.

5. Benefícios fisiológicos

Com a prática constante da ginástica laboral, você também poderá sentir melhoras fisiológicas relacionadas ao sistema cardíaco, respiratório e esquelético. Mesmo se você já apresentar algum problema de saúde, dificilmente um médico irá contraindicar a ginástica laboral por ser uma atividade de baixa intensidade e sem nenhum tipo de impacto.

Gostou dos benefícios da ginástica laboral? Mas atenção, é importante que haja o respaldo de um profissional de saúde, ok?! E temos mais um artigo que você pode se interessar, sobre Saúde Ocupacional. Boa leitura!

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