Escolha uma Página

Fazer refeições mais saudáveis na correria do dia-a-dia pode ser bastante difícil, até porque as tentações de fast-food e outros lanchinhos rápidos e saborosos são muito grandes. Porém, o cuidado com a alimentação é importantíssimo, não apenas por questão de peso corporal, mas pela qualidade da sua saúde.

É possível sim fazer lanches e refeições mais saudáveis e rápidas com alimentos naturais. Muitas vezes, basta apenas você saber selecionar e combinar os alimentos disponíveis no buffet de um restaurante. Confira nossas dicas e cuide da sua saúde!

Atenção às escolhas de lanches rápidos

Chega no meio da tarde e o vazio no estômago toma conta, mas o que comer? Na verdade, a primeira pergunta deve ser: o que não comer? Evite alimentos gordurosos, com muito açúcar, salgados do tipo coxinha, kibe, risolis, entre outros. Evite também os refrigerantes e os sucos de lata ou caixa, pois eles contêm muito açúcar.

Quanto às opções diet ou light, é preciso tomar cuidado também e ficar atento aos rótulos. Quando você encontrar alimentos com a palavra “diet” na embalagem, isso quer dizer que há ausência de algum ingrediente, como açúcar, gordura ou sal. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que esse ingrediente é compensado por outro, normalmente sódio.

Sabe aquele chocolate diet que você acredita que não vai arruinar sua dieta?! Então, ele é indicado para pessoas diabéticas, devido aos baixos níveis, ou até zero, de açúcar. Mas para deixá-lo saboroso, é adicionado grandes quantidades de adoçante e gordura. Assim, os níveis calóricos são bem parecidos com os de um alimento em versão normal.

Dê preferência para frutas e sanduíches integrais, com atum, peito de frango ou de peru e queijo branco. Castanhas e sementes também são uma boa escolha, mas cuidado com o excesso, elas contém gordura, não a mesma das frituras, claro. Frutas desidratadas, também pode, mas evite as que são cobertas por açúcar ou que contenham doses altas de sal.

Dicas para refeições mais saudáveis

Seja café da manhã, almoço ou jantar, é possível sim fazer refeições mais saudáveis com as opções que estão próximas a você. Como? Procure por restaurantes que ofereçam um buffet mais variado, assim, além de poder escolher melhor os alimentos que vão compor seu prato, você não corre o risco de enjoar das refeições.

Procure ir para o restaurante já visualizando o seu prato, pensando no que você gostaria de comer e que possa ser algo saudável e nutritivo, assim, fica mais fácil de você resistir às tentações.

Dirija-se sempre ao buffet de saladas primeiro. Monte um prato colorido, assim você garante uma variedade de vitaminas e nutrientes presentes nos vegetais. Fuja de molhos e maneire no sal.

Arroz e massas são carboidratos e devem ser consumidos em porções menores do que as proteínas, que são as carnes vermelhas e brancas. Visualize seu prato dessa forma antes de começar a pegar os alimentos, procure enxergar o quanto dele será ocupado por carboidratos e o quanto será ocupado por proteínas.

Evite ficar olhando as opções disponíveis e pensando se é bom, se é gostoso, que deu vontade, coisas assim… Mentalize o que você quer e considere saudável, e procure por essa opção, indo diretamente para ela.

Depois de se alimentar, é importante fazer uma análise do quanto satisfeito você está. Se estiver se sentindo cheio e pesado, é bem possível que você tenha pego mais comida do que precisa, então na próxima vez, procure pegar menos alimentos, de preferência, menos carboidrato.

Gostou das nossas dicas para tornar suas refeições mais saudáveis? Então continue navegando em nosso blog, tem muita dicas de saúde! Até a próxima!