Escolha uma Página

Quando falamos em saúde mental, muitas pessoas relacionam a estados mais graves, como transtornos, esquizofrenia, entre outros. Mas na verdade, a saúde mental é o estado em que você se encontra psicológica e emocionalmente e que pode te levar a quadros como depressão, por exemplo.

O próprio estresse e ansiedade em uma rotina de trabalho intensa já são suficientes para influenciarem sua saúde mental e prejudicar o seu rendimento e a sua qualidade de vida.

Dados de pesquisas sobre Saúde Mental

Em maio de 2017, foi lançado o 1º Boletim Quadrimestral sobre Benefícios por Incapacidade pela Previdência Social. O objetivo do estudo foi analisar a concessão de auxílios-doença (incapacidade temporária) e aposentadorias por invalidez (incapacidade permanente) relacionadas ou não a acidentes de trabalho nos quatro anos anteriores. Além disso, o estudo também objetivou os diagnósticos relacionados a transtornos mentais.

Os principais motivos para afastamento no trabalho foram causas externas e doenças musculoesqueléticas. As condições mentais ficaram na terceira posição, com diagnósticos de quadros depressivos, transtornos relacionados à ansiedade e quadros depressivos recorrentes.

Além disso, 15% dos casos foram pelo uso de múltiplas drogas, de álcool e de cocaína, relacionados à insatisfação dos indivíduos com a atual situação de vida.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou dados globais em que 5,8% da população adulta brasileira é afetada por depressão, perdendo para países como Ucrânia, Estônia, Estados Unidos e Austrália.

No caso da ansiedade, a taxa é de 9,3%, uma das maiores do mundo.

Como ter uma boa Saúde Mental

Para quem ainda não sofre com estes males, é importante manter atividades que ofereçam uma boa qualidade de vida e se controlar em relação às doenças psicossociais.

Uma alimentação adequada que dê preferência a alimentos naturais ao invés dos industrializados é essencial. Tome muita água durante o dia e prefira os sucos naturais em relação a refrigerantes.

A prática de atividade física também é importante. Estimule para que na sua empresa seja implantada a Ginástica Laboral, uma solução simples e ideal para quem tem um ritmo agitado e não consegue ir a uma academia.

Se você já sofre com ansiedade, depressão, dores de cabeça e dificuldade em memorizar coisas simples, o ideal é que você procure um médico especialista. Somente ele pode fazer a avaliação, dar um diagnóstico e prescrever o tratamento ideal.

Procure um médico antes que o problema se agrave. Procure sempre por uma melhor qualidade de vida!

Gostou do nosso artigo sobre Saúde Mental? Continue navegando em nosso blog. Boa leitura!