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Nos dias de hoje, com tudo se tornando tão digital e tão dinâmico, fica muito difícil fugir da tecnologia e você nem deve remar nessa contramão. Por isso, resolvemos escrever um artigo que fale sobre o uso do WhatsApp em relações profissionais.

Há quem diga que não é aconselhável, que o ideal é fazer a tradicional ligação, mas você verá que em alguns casos é mais fácil e viável enviar uma mensagem instantânea. Afinal, pode ser que seu contato não esteja disponível no momento para atender uma ligação, mas em condições de ler uma mensagem e te responder quando possível.

Outra questão, é referente ao registro das informações. Enquanto numa ligação, o que é dito não é registrado, a não ser que você esteja gravando a ligação, no WhatsApp as informações ficam ali no aplicativo, a não ser que você as apague. Ficou interessado? Continue a leitura!

Boas práticas do WhatsApp em relações profissionais

O WhatsApp pode facilitar muito o contato com clientes e colaboradores, agilizando muitos processos, no entanto, é preciso estar atento, algumas boas práticas são recomendadas para garantir a sua integridade. Uma resposta um pouco seca ou agressiva, escrita com erros ortográficos ou a confusão de enviar para o contato errado, podem gerar sérias consequências, afinal, com um print tudo fica registrado e pode ser compartilhado.

Confira nossas dicas de boas práticas:

Tenha um número pessoal e outro profissional

Ao usar o WhatsApp em relações profissionais, é essencial que você tenha um aparelho e número específicos para essa finalidade. Assim, evita que você possa ter uma lista muito grande e misturada de contatos profissionais e pessoais.

Outro ponto positivo nessa separação, é que você pode desligar o pessoal e trabalhar apenas com o profissional em horário de trabalho, ou vice e versa.

Outra dica interessante, é que você pode deixar o seu pessoal no aparelho e usar o profissional no WhatsApp Web controlando as mensagens pelo seu PC ou notebook enquanto está trabalhando.

Não faça SPAM

O primeiro contato com seus clientes deve ser um cartão de boas-vindas. Fuja daquele tradicional “oi”, apenas para que a outra pessoa possa registrar o seu contato. Elabore uma mensagem profissional, dizendo que aquele é seu número corporativo e a finalidade do contato, colocando-se à disposição dentre certos dias e horários.

Evite mandar mensagens em grupos, pois todos poderão ver seus contatos. O ideal é um relacionamento mais pessoal. Não faça spam, envie mensagens específicas para cada contato.

Seja rápido na resposta

Ninguém gosta de ficar muito tempo esperando por uma resposta, ainda mais se perceber que ela foi visualizada. Se você não pode responder no momento ou está fora do seu horário de trabalho, então nem veja a mensagem. Se viu, mas não pode dar muita atenção, escreva uma mensagem rápida dizendo que daqui alguns minutos retornará com mais tempo para dedicar atenção. Crie algo profissional.

Esse é mais um motivo para você ter seu WhatsApp profissional separado do pessoal, assim, se você não quer atender clientes naquele momento mas está online resolvendo um problema pessoal, seus contatos não verão que você está online, afinal, você está usando números diferentes para cada finalidade.

Segmente seus contatos

O WhatsApp permite que você edite o nome de cada contato, utilize esse recurso a seu favor para segmentar seu público e ficar mais fácil no momento de busca-los em sua agenda.

Isso é feito editando o contato na agenda do seu celular. Coloque, por exemplo, o nome da empresa e o nome da pessoa, como “Empresa X – João”, “Empresa X – Monica”, “Empresa Y – Antônio” etc.

Gostou das nossas dicas de como usar o WhatsApp em relações profissionais? Continue navegando em nosso blog e site e aproveite nossos conteúdos. Até a próxima!